quarta-feira, 4 de março de 2015

Sincronicidade

Fonte: Revista O Rosacruz- 3°Trimestre de 2003.

   O significado da palavra"sincronicidade" dá ideia de fatos ocorridos coincidentemente em determinado tempo. São denominados coincidências que se manifestam em muitas ocasiões dentro da vida de uma pessoa. Alguns referem-se a esses fatos como mera sorte ou uma simples coincidência. Para outros, entretanto, a percepção é outra, isto é, para esses algo de marcante está acontecendo e sobre esse fenômeno Carl Jung chamou de "sincronicidade".
    É interessante notar que nos dicionários mais antigos, o vocábulo não existe.Demonstra que a preocupação do seu significado é atual. O homem de hoje desperta para algo que vai além dos fatos de seus cinco sentidos.
  Certamente a maioria das pessoas possui narrativas aonde acontecimentos aparentemente involuntários ocorridos simultaneamente e que as salvaram de algum acidente ou situação crítica. Muitas pessoas relatam que em determinado dia se atrasaram para pegar a condução ou no dia do embarque de avião,trem, ônibus e pouco depois souberam que aquele veículo o qual tomariam sofreu um acidente com vítimas e possivelmente com mortes.
  Eis então um fato que é comum nesses casos: um imprevisto mudou uma situação que deveria ter ocorrido(carma, destino, a mão de Deus?) Outras histórias com final feliz também ocorrem diariamente para muitos numa demonstração da existência da sincronicidade (esta autora passou por algumas bem felizes), entretanto passam desapercebidas.
  Jung,estudando os fenômenos de sincronicidade, desenvolvendo-os como coincidência significativa, perguntava-se "Quais são as condições psicológicas internas, tanto conscientes quanto inconscientes, para que nossa experiência externa seja afetada de maneira tão inesquecível e transformadora? A resposta parece estar com o psicólogo estadunidense, Robert Hopcke, ao afirmar que o termo coincidência é uma sequência de fatos que acontecem proximamente, que são ligados uns aos outros e que são relacionados entre si pelo acaso través de uma similaridade notável.
  Quando dizemos que algo é significativo para nós, quase sempre estamos querendo dizer que esse algo tem importância para nós por causa de certos valores que carregamos ou que esse mesmo algo nos causou um impacto significativo e afetou nossas vidas de certa maneira. Portanto, um evento com uma ação sincrônica é uma coincidência que carrega um significado subjetivo para a pessoa envolvida.

Eventos Sincrônicos

  Eventos sincrônicos se aplicam a uma larga escala de coincidências significativas. Em algumas, a extrema improbabilidade e o fantástico paralelo entre o estado interior do evento e a ocorrência externa pode ser uma característica notável. Em outras coincidências significativas, pode levar mais tempo até que o significado do que aconteceu torna-se claro ou desenrolar através do tempo. Em alguns relatos, o acontecimento externo ocorre antes e o significado interior vem após. Em alguns, afirma Hopcke, a coincidência significativa se passa entre uma imagem interior,um sonho, por exemplo, e um acontecimento externo subsequente.
  Em todos os casos desse tipo de evento, contudo, o princípio de ligação entre o interior e exterior é o significado para as pessoas envolvidas.
 Mesmo que a história da humanidade esteja cercada de eventos sincrônicos que mudaram seu curso, a grande contribuição de Jung foi sua observação de que o ponto de convergência especial de acontecimentos e o estabelecimento quase sempre, têm características distintas:
  1. Estão ligados pela casualidade;
  2. São acompanhados de uma profunda experiência emocional;
  3. O acontecimento é de natureza simbólica.
   Hopcke acrescenta um quarto item afirmando que essas coincidências ocorrem em momentos de importantes transições em nossas vidas.

Causa e Efeito

   Culturalmente somos acostumados a pensar em termos de causa e efeito, o que é uma parte tão elementar da nossa mentalidade ocidental que nem apercebemos disso. A "ocorrência simultânea de dois eventos significativos, porém não ligados pela causalidade" desenvolvida por Jung é até hoje difícil de aceitar exatamente porque a sincronicidade nos força, no que diz Hopcke, a sacudir a tirania da teoria de causa e efeito. Nessa visão de mundo causal, estamos limitados somente pelas consequências de nossos atos, devemos então agir livremente.
   Pensar diferente, principalmente da maneira como a sincronicidade sugere a fazer, é abraçar a ideia de que eventos do acaso podem ser significativos em vez de ser sem sentido. De um modo geral, essa ideia pode ser um duro golpe em nosso ego, desafiando a visão de complexo de poder e controle consciente que criamos para nós mesmos. Já em culturas não ocidentais,os indivíduos tendem a ver a humanidade como uma parte de um grande todo no qual tudo na vida é conectado. Os asiáticos não percebem suas ações como uma causa produzindo um efeito, não como uma pessoa atuando sobre o mundo, que é separado e objetivo, porém como parte de uma teia interligada e subjetiva. agir dentro desta visão de mundo é um processo humilde e cuidadoso.
  Essa maneira de pensar, na qual sua experiência objetiva de interligação com o mundo é mais importante que o controle individual sobre o meio ambiente através de causa e efeito é um modo de viver que se adapta à realidade do acaso significativo. Admitir conexões não casuais entre acontecimentos significa também reconhecer que o mundo físico não está separado dos acontecimentos psíquicos interiores. Porém a divisão entre mundo interno e externo está tão profundamente arraigada em nosso pensamento que a maioria das pessoas sequer tem consciência disso. Sincronicidade sugere que nossa divisão radical entre "interno" e "externo" é,na verdade,falsa.
  A teoria de causa e feito necessita de fatos "antes" e "depois" que estão intimamente ligados ao tempo. Ao desafiar nossa ilusão de controle total das situações e eliminar a divisão entre realidade subjetiva e objetiva, a sincronicidade também interfere na forma como confiamos numa noção linear de tempo para organizar nossa visão de mundo. A sincronicidade nos convida a olhar para nossas vidas de um novo ângulo.

Realidade Emocional

  Hopcke toma emprestado o termo "numinosidade" de Rudolph Otto para dizer que "é aquela experiência que temos quando sentimos que estamos inegavelmente ,irresistivelmente e inesquecivelmente na presença de Deus".  Há uma elevada qualidade de sentimentos provocados por uma sincronicidade, a numinosidade e energia psíquica que ela desperta é o agente através do qual é feita a conexão, nos levando a questionar a visão ocidental da objetividade e valorizar os sentimentos tanto quanto os pensamentos. Sentir significa ser vulnerável e vulnerabilidade é uma experiência de submissão, nos ensina Hopcke. Não uma submissão diante de um poder terreno ou algum deus punidor, mas diante do Cósmico.

"Experiências  com eventos sincrônicos e sonhos, podem enriquecer e aprofundar nosso sentido de humanidade e percepção de conexão com todos os seres viventes e com o Universo."

Simbolismo

  Uma mesma experiência de sincronicidade pode ser extremamente significativa para uma pessoa e não representar absolutamente nada para outra, e isso porque um acontecimento de sincronicidade é sempre carregado de simbolismo.
  Um símbolo muitas das vezes é um mistério e, os eventos sincrônicos funcionam, como todo símbolo, fazendo o inconsciente torna-se consciente. Prestando atenção em fatos externos, extraordinária ocorrência do "acaso" pode ter significado imediato para as pessoas mais atentas .
Psicológica, emocional e simbolicamente fazemos o que sempre se faz com as histórias, permitindo que signifiquem algo, que causem impacto enfim que nos provoquem uma mudança.
  Segundo diz Hopcke, o aspecto mais essencial e evidente da sincronicidade é a vivência do significado em cima do qual essa coincidência se baseia e o fato de recebemos, num acontecimento sincronistico único e que não se repete, um lembrete sobre uma importante verdade: que nossas vidas são organizadas, conscientes ou inconscientemente da mesma forma que uma história, qua nossas vidas têm coerência, direção, uma razão de ser e também de beleza. Sincronicidade nos lembra quanto as histórias de nossas vidas podem ser obras de arte.

 Nossas vidas estão cheias de eventos sincrônicos mesmo que não damos a devida atenção. Talvez por causa do constante estresse e ansiedade que vivemos nesse mundo contemporâneo. Com nossas cabeças cheias de preocupações e devido o conceito de separação de mundo objetivo e mundo subjetivo. Mas uma vez passando pela experiência sincrônica, descobrimos que muita coisa ainda está por baixo iceberg, isso se tivemos olhos para ver e ouvidos para ouvir.   


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário